pixecode

Sem dor de cabeça: 7 dicas antes de comprar o seu primeiro apartamento na planta

Captura-de-Tela-2016-03-28

Comprar um imóvel na planta é uma coisa que pode deixar os consumidores um tanto quanto inseguros. Até porque as pessoas costumam ver notícias de jornais, relatando construções com atraso, dívidas nas prestações e até falências das construtoras inidôneas. Por conseguinte, vale a pena ser bastante cauteloso na hora de averiguar o imóvel novo que se quer comprar. Que tal ver algumas dicas importantes para você não sofrer prejuízos e ficar seguro ao fazer esse tipo de transação imobiliária?

Entenda o seu perfil de comprador

Muitos anúncios oferecem imóveis excelentes, com ótimos benefícios, mas nem sempre estes apartamentos são os mais favoráveis para suas demandas ou necessidades de sua família. Veja o que a localização, a infraestrutura do bairro e outros parâmetros poderão trazer de benéfico para sua rotina e seu estilo de vida.

Não ultrapasse seu limite de pagamento

Uma das coisas mais importantes é escolher uma proposta de financiamento com a qual você possa realmente arcar, sem comprometer mais do que 30% de sua renda mensal. Busque fazer simulações nas instituições financeiras, a fim de entender o limite de parcelas e os valores que você poderia assumir, para que não perca tempo com empreendimentos imobiliários fora de seu padrão de pagamento.

Não planeje um compromisso por conta da entrega do imóvel

Muita gente combina as datas de casamento, a venda de outro imóvel ou situação que tenha um vínculo de dependência com a aquisição e entrega do imóvel. O grande infortúnio é que pode haver atraso na obra, ou algo do tipo, e a falta do imóvel na hora mais esperada pode lhe trazer uma grande decepção. Leve em conta que os contratos de construção trazem cláusulas onde se prevê a eventualidade de se atrasar a obra em até 180 dias.

Verifique a idoneidade da construtora

É importantíssimo evitar problemas futuros com a empresa, pesquisando sobre sua reputação no mercado. Então, analise seu histórico, veja se existem reclamações de antigos compradores em websites especializados ou no Procon da cidade, confira no portal do Tribunal de Justiça se a construtora está sendo processada. Vale ainda conversar com quem comprou imóveis que foram construídos pela construtora, a fim de saber se a relação foi adequada e a obra acabou no prazo combinado.

Confira a documentação do imóvel

As características do imóvel que está sendo levantado devem ser concordes com o Registro de Imóveis e o memorial descritivo do empreendimento. Confira se esses dados, como grandezas e materiais usados na obra, estão em ordem no respectivo cartório.

Guarde folhetos de propaganda e anotações do corretor

Os anúncios e as observações registradas em papel, feitas pelo agente imobiliário que o tiver atendido, podem ser muito úteis caso seja necessário acionar legalmente a empresa. Se existe algo que tenha sido prometido no folheto de propaganda ou outro local, o comprador terá o pleno direito de cobrar, se a coisa não for concretizada. Portanto, esse material probatório tem que ser muito bem guardado.

Não compre o imóvel na primeira visita ao stand de vendas

Muitas vezes, quem vê a maquete e os planos do imóvel no stand de vendas se encanta com o projeto e impulsivamente quer comprar logo sua unidade. Entretanto, deve-se ler muito bem o contrato e os outros documentos antes de concluir a compra. De preferência, consulte um advogado do ramo civil-imobiliário antes de tomar sua decisão.