pixecode

Saiba como equipar cozinhas pequenas sem deixar de lado a decoração

Especialistas dão dicas para utilizar o espaço, cada vez mais reduzido, da melhor forma

Muito encontrada nos novos condomínios, as cozinhas com metragens mais reduzidas também merecem atenção na hora de equipar e de decorar. A ideia é deixar o espaço funcional, com móveis e utensílios adequados, sem esquecer os toques decorativos. O desafio pode parecer complicado, mas não é. Valsemir Cunha, designer de Interiores da Casa Show, orienta de imediato a abusar das prateleiras, dos armários com portas de correr, dos nichos e dos espelhos. “Com isso, a sensação de espaço aumenta e você pode decorar com os itens de menos usabilidade”, destaca.

Projeto de Vera Scorcio e Ricardo Cunha, da Mostra Morar Mais por Menos 2014 (Foto: Divulgação)

Projeto de Vera Scorcio e Ricardo Cunha, da Mostra Morar Mais por Menos 2014
(Foto: Divulgação)

Outra dica é não utilizar móveis que escondam todo o espaço inferior da cozinha. Para isso, opte por armários e estantes verticais. “Você ganha espaço e preserva uma zona coringa, onde poderá colocar tudo que possa ser útil, como escadas, banquinhos e móveis com rodízio”, completa Cunha. Ele ressalta que o famoso carrinho de cozinha também é essencial, pois pode levar de um lado para outro louças, panelas, entre outras.

Dependendo dos hábitos dos moradores, torradeiras, sanduicheiras, lava-louças e processadores ajudam muito no dia a dia. A designer de interiores Ana Adriano recomenda que a bancada da pia deve ter um espaço que permita o preparo dos pratos. Se não houver, é necessário prever uma bancada de apoio, ainda que embutida no armário. Para quem comprou um apartamento na planta ou está alugando um imóvel com cozinha americana, Ana lembra que o ambiente é parte integrante da sala, ficando visível para moradores e visitas.

“Armários bem distribuídos, eletrodomésticos eficientes, uma coifa ou exaustor potente, um bom projeto onde a circulação seja bem estudada para criar um espaço confortável são algumas sugestões. Outra ideia bacana é colocar uma porta de correr para isolar a área da cozinha quando necessário”, comenta.

 

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/imoveis/2015-09-08/saiba-como-equipar-cozinhas-pequenas-sem-deixar-de-lado-a-decoracao.html