pixecode

Cinco ideias sustentáveis para a sua casa por Cyrela

A preocupação com a sustentabilidade está presente em diversos espaços criados para a Casa Cor São Paulo 2015. Confira o que pode ser implementado na sua casa também

1. Iluminação econômica

1-gabriel-inamine-casa-container-decora-click_daniel-kalil-e-karina-buchalla-03

Lâmpadas, fitas e acessórios com a tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz) economizam energia e podem ser usados em praticamente todos os ambientes da casa. Esse tipo de iluminação está presente na Casa Container, de Daniel Kalil e Karinna Buchalla, que também apresenta outra ação sustentável: revestimento térmico e acústico feito de lã de garrafas PET no forro de gesso.

2. Chão e teto de madeira

2-casa-cor-sao-paulo-2015-as-primeiras-fotos-da-mostra

Para identificar o toque sustentável na Casa 11, assinada pela designer de interiores Esther Giobbi, basta olhar para cima ou para baixo: tanto o piso quanto o teto do compacto espaço – idealizado para um morador que viaja e gosta de arte – foram feitos de pinus ecológico, material que deixa o visual do espaço bastante aconchegante.

3. Mobiliário reciclável

3-casa-cor-sao-paulo-2015-as-primeiras-fotos-da-mostra

O estúdio de 38 m2 projetado pela dupla de arquitetas Mayara Clá e Natasha Haddad, do escritório MN Arquitetura e Interiores, está recheado de revestimentos e móveis recicláveis, como é o caso das poltronas de papelão da 100’t situadas à frente da cama de casal. Apesar de não ser feita de material nobre, a peça alia design, baixo custo, consciência ambiental e durabilidade.

4. Mais claridade

4-casa-cor-sao-paulo-2015-as-primeiras-fotos-da-mostra

Aproveitar a luz natural. Esse é um dos lemas do ambiente Lagom, da arquiteta Patricia Martinez. Para que a claridade do sol chegue a cômodos normalmente pouco iluminados, como hall, banheiros e até ao closet, a profissional escolheu um sistema de espelho e prismas de iluminação natural, da Solatube.

5. Trio do bem

5-gabriel-inamine-casa-do-bosque-david-bastos-03

São três as principais ideias sustentáveis aplicadas à Casa do Bosque, idealizada pelo arquiteto baiano David Bastos: sistema de captação de água da chuva e energia solar, uso de madeira de reflorestamento em sua estrutura e o revestimento de alvenaria em capas de blocos de granito com material de descarte de pedreira.

Fonte: Casa Cor