pixecode

Brasil está entre os países com maior número de construções sustentáveis no mundo

Tema recorrente no século XXI, a sustentabilidade tem acirrado as discussões em todos os campos da sociedade moderna, principalmente na construção civil. Um exemplo de que a questão tem mobilizado as nações é o Brasil, que aderiu à causa com o processo de certificação AQUA-HQE(selo internacional de sustentabilidade) – que atesta os projetos arquitetônicos comoecologicamente corretos, de acordo com os critérios de avaliação. Por aqui, nosso país já conta com 41 mil unidades residenciais dentro destes padrões.

construcao-sustentavel-certificada-com-selo-aqua-hqe-1

O modelo de certificação ambiental de edifícios foi lançado em solo brasileiro em 2014 pela Fundação Vanzolini, responsável pelo selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), adaptado e desenvolvido em parceria com a instituição francesa Cerway, que comanda o semelhante processo ‘Haute HQE (Qualité Environmentale)’ em todo mundo.

edificios-sustentaveis-2

A criação desse tipo de rede internacional traz benefícios ao empreendedor, ao morador e, claro, ao meio ambiente por diversos motivos: aumento do valor do patrimônio, economia direta no consumo de água e energia, redução da poluição e melhoria na qualidade de vida.

O AQUA-HQE é fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação. Além de empreendimentos habitacionais, a Fundação Vanzolini acompanha e avalia construções do setor do comércio e varejo, indústria e logística, escritórios e edifícios escolares, hospedagem, lazer, bem-estar, eventos e cultura.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram moradias sustentáveis. Uma delas é o bairro Ilha Pura, na Barra da Tijuca (RJ), que abrigará os atletas olímpicos e paraolímpicos em 2016.

projeto-sustentavel-aqua-hqe-bairro-ilha-pura-3

Outras capitais como Vitória, Salvador e João Pessoa, e cidades como Niterói, Campos dos Goytacazes, no estado fluminense, Limeira e Mogi das Cruzes, em São Paulo, lançaram imóveis construídos de acordo com os parâmetros técnicos de desempenho ambiental da certificação.

A ordem agora é progredir!