pixecode

5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos

cables-1080569_1280Ouvimos falar de problemas do tipo subtensões, blackout, surto entre outros, mas o que significam estes problemas?

Apresento uma descrição resumida, dos principais problemas na rede elétrica, que afetam seus equipamentos:

Subtensões:

Também conhecidas como quedas de tensão, as subtensões são diminuições por curto período de tempo dos níveis de tensão.

Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.

Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc. Estes equipamentos, ao serem ligados, consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão por curtos espaços de tempo.

Em dias quentes, principalmente na época de verão, quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados, são os momentos mais prováveis da ocorrência de subtensões.

Efeitos causados:

Uma queda de tensão pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar e causar diversos problemas, como por exemplo congelamentos do sistema, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou comprometimento de uma determinada parte do computador.

Blackout:

Blackout é a perda total de energia, também conhecida como “apagão”.

Geralmente são causados por demanda excessiva de energia rede elétrica, queda de raios, tempestades, acidentes, etc.

Efeitos causados:

Perda do trabalho que não foi armazenado nos meios de armazenamento fixos do computador. Perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.

Pico de Tensão:

Aumento de tensão, instantânea. Normalmente causado por um raio que caiu próximo a sua instalação ou pela própria empresa de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após uma interrupção de energia.

Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrônicos através da linha de energia elétrica AC, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes.

Efeitos causados:

Danos catastróficos ao equipamento com queima de partes, perda de dados.

Surto:

Um curto aumento de tensão durando pelo menos 1/120 de um segundo. Aparelhos de ar condicionados, equipamentos elétricos e outros podem causar o Surto. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica.

Efeitos causados:

Computadores e outros dispositivos eletrônicos são projetados para receber energia elétrica numa determinada faixa de tensão.

Níveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.

Ruído:

Conhecido como Interferência Eletro-Magnética EMI e Interferência de Rádio Frequência RFI, o Ruído elétrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada da energia fornecida pela energia elétrica.

Causado por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores. Eles podem ser intermitentes ou constantes

Efeitos causados:

Ruídos podem produzir erros em arquivos, dados, etc.

Conclusão:

A proteção dos equipamentos eletrônicos e computadores contra os problemas acima mostrados é de primordial importância, evitando assim defeito nos equipamentos e computadores, evitando também perda de dados ou a possibilidade de arquivos corrompidos.

O uso de No-Break é indicado, fornecendo assim a proteção necessária para seus equipamentos.

Fonte: Forum da construção